Visual Merchandising X Vitrinismo

Styles! hoje vim trazer para vocês uma maratona de estudos sobre o famoso Visual Merchandising, o que as pessoas tanto falam e sobre  vitrines, Ah! mas Vitrine e Visual Merchandising não são iguais ? Não mesmo. O que me trouxe a fazer este post sobre tal assunto é a falta de informação desse profissional no mercado ,e a exploração de contratação errônea para substituir este profissional, vamos lá? Aprender mais sobre essa tão sonhada profissão.

Visual Merchandising    X    Vitrinismo

Visual Merchandising é o responsável por aumentar as vendas ,trazendo a atenção dos consumidores para o interior da loja. É o responsável pela identidade visual da marca/loja. É ele que prepara o visual do ponto de venda. O visual merchandising inclui a vitrine e a loja como um todo, de forma a trazer harmonia e otimização entre os elementos.Tudo que o consumidor vê, toca ou sente pode ser estimulado pelas ações de Visual Merchandising.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim como iluminação de uma loja pode irritar e causar repulsa num determinado cliente, por exemplo, quando adequada a iluminação é capaz de fazer com que o cliente passe muito mais tempo do que desejava na loja, e por consequência, também acaba comprando mais do que havia planejado. Costuma-se dizer que “uma imagem vale mais que 1000 palavras” e isso se aplica muito ao Visual Merchandising. Cerca de oitenta por cento das nossas primeiras impressões sobre algo, são criadas através da visão.

         Vitrinismo ou montra é uma das ferramentas mais eficientes de comunicação entre a loja/marca e o seu cliente em potencial. É responsável por atrair o cliente e convencê-lo de que aquele produto exposto é indispensável a sua vida. A vitrine retrata a identidade da loja/marca e o seu propósito e, portanto, deve ser bastante convidativa e apresentar coerência, ou seja, ser destinada ao cliente certo onde temos que ter um bom estudo da marca e do seu cliente para assim fazer uma ótima vitrine.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O consumidor desejado – para quem a vitrine foi pensada – se identificará com os produtos expostos na vitrine, receberá informações sobre a tendência da moda, sobre as novas tecnologias, as características dos produtos e como esses poderão ser aproveitados. Tudo isso através da observação. Por isso a vitrine deve usar uma linguagem clara para com o consumidor.

Ou seja um completa o outro, um Bom Visual Merchandising sempre vai precisar de um bom Vitrinista para ambos trabalharem em harmonia e é isso que as empresas precisam entender, que são necessário dois profissionais e não um fazendo o trabalho por três, e infelizmente é o que ocorre principalmente nas lojas de departamento, você vai ter que se virar para dar conta da loja e da vitrine sozinho ou pode pedir ajuda as vendedoras para lhe darem aquele HELP  para você concluir seu trabalho na loja. Por isso é fundamental o cuidado estético na exposição e na loja como um todo para passar uma imagem positiva sobre a loja para o consumidor.

Em alguns casos, o proprietário ou gerente do estabelecimento percebe o potencial criativo e senso estético de algum funcionário e o incentiva a decorar vitrines e organizar as mercadorias nos expositores internos.Nesse casos, a falta de uma formação profissional pode representar um risco e comprometer o resultado. (Tony Morgan-Livro Visual Merchandising)

Espero ter explicado um pouco e que vocês tenham entendido essa explicação entre o Visual Merchandising (VM) e Vitrinista ambos trabalhando juntos o resultado é o sucesso da sua empresa ou  um Design de Moda também pode fazer tal função, pois na faculdade aprendemos e temos curso voltado para o VM de uma loja, todos somos capazes de aprender e dar o nosso melhor ,e se você não é da área, por favor procure um curso e faça para o seu bem melhor.Ok! Beijo Styles e até breve.

AH!!!! PEraaaaa que vou deixar um mini video desse filme M A R A V I L H O S O  Os Delirios de Consumo de Becky Bloom.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s